Pular para o conteúdo principal

O Glicocálix

O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
Atua proporcionando resistência à membrana plasmática, agindo contra agressões físicas (choques mecânicos) e químicas (intervenção viral ou bacteriana) do meio externo, conferindo capacidade de reconhecimento de substâncias nocivas e retenção de nutrientes.
Durante a diferenciação celular, o glicocálix desempenha importante função, relacionada a seus receptores, assimilando estímulos que irão reger a organogênese, ou seja, a formação e distinção dos tecidos e órgãos, indicativo de sua composição específica conforme o tipo celular.
De forma geral, possui dois tipos básicos de componentes:
Variáveis: as glicoproteínas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas e incorporadas à membrana plasmática.
Constantes: fragmentos glicídicos acrescidos às glicoproteínas e glicolipídeos.
Entre outras funções o glicocálix realiza: proteção, obstáculo de difusão, mediação enzimática, coesão celular e inibição por contato.

Ref:
Por Krukemberghe Fonse
Graduado em Biologia
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Glicocálix"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/glicocalix.htm>. Acesso em 24 de abril de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hipertensão Arterial

Hipertensão: Um alerta a toda a população! A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimento cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. É responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. 1  Essa multiplicidade de consequências coloca a hipertensão arterial na origem das doenças cardiovasculares e, portanto, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas. Além disso, essas doenças foram a primeira causa de hospitalização no setor público, entre 1996 e 1999, e responderam por 17% das internações de pessoas com idade entre 40 e 59 anos  2  e 29% daquelas com 60 ou mais anos. 3 A maioria dos evento...

Tecidos do Corpo Humano

O  corpo humano  é formado por  4 tipos de tecidos : epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso. Vale lembrar que os tecidos são formados pelo agrupamento de diferentes células, cada qual com sua função. Tipos de Tecidos O  corpo humano  é formado por  4 tipos de tecidos , a saber:  tecido epitelial ,  tecido conjuntivo  (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo),  tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e  tecido nervoso . Tecido Epitelial As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas. Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo). Tecido Conju...

BENEFICIOS DO LIMÃO

Os Benefícios do Limão  são grandiosos, o  Limão  é tipicamente conhecido como uma fruta rica em vitamina C, porém ele também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3), vitamina I e vitamina P. Além de ser uma excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e uma pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético. Leia mais sobre  Os 7 Benefícios do Limão para Saúde . Os Benefícios da Limão Para Saúde Benefícios do Limão Para Coração:   O  Limão  são excelente fonte de   vitamina C e antioxidante. Eles Ajudam a prevenir problemas cardiovasculares com a redução da pressão sanguínea, reduzindo o risco de hipertensão, garantindo uma correta dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o colesterol, diminuindo o risco de insuficiência cardíaca congestiva e prevenção da angina de peito. REF:http://www.saudedica.com.br/