Pular para o conteúdo principal

Tecidos do Corpo Humano

corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso. Vale lembrar que os tecidos são formados pelo agrupamento de diferentes células, cada qual com sua função.
Tipos de Tecidos
corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelialtecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular(liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

Tecido Epitelial


As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.
Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
Tecido Conjuntivo




tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno elastina.
De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em:
·         Tecido Adiposo: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).
·         Tecido Cartilaginoso: Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral.
·         Tecido Ósseo: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
·         Tecido Sanguíneo: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemáciasleucócitosplaquetas e plasma.
Tecido Muscular





tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
1.      Tecido muscular liso (não-estriado): Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino.
2.      Tecido muscular esquelético: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários.
3.      Tecido muscular cardíaco: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.
Tecido Nervoso





tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.
Curiosidade
·         histologia é a ciência que estuda os tecidos.


Referencias:https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5084078781849581540#editor/target=post;postID=5118764321529710346;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hipertensão Arterial

Hipertensão: Um alerta a toda a população! A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimento cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. É responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. 1  Essa multiplicidade de consequências coloca a hipertensão arterial na origem das doenças cardiovasculares e, portanto, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas. Além disso, essas doenças foram a primeira causa de hospitalização no setor público, entre 1996 e 1999, e responderam por 17% das internações de pessoas com idade entre 40 e 59 anos  2  e 29% daquelas com 60 ou mais anos. 3 A maioria dos eventos cardiovasculares ocorr

O Glicocálix

O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários. Atua proporcionando resistência à membrana plasmática, agindo contra agressões físicas (choques mecânicos) e químicas (intervenção viral ou bacteriana) do meio externo, conferindo capacidade de reconhecimento de substâncias nocivas e retenção de nutrientes. Durante a diferenciação celular, o glicocálix desempenha importante função, relacionada a seus receptores, assimilando estímulos que irão reger a organogênese, ou seja, a formação e distinção dos tecidos e órgãos, indicativo de sua composição específica conforme o tipo celular. De forma geral, possui dois tipos básicos de componentes: Variáveis: as glicoproteínas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas e incorporadas à membrana plasmática. Constantes: f